
Apoio Domiciliário
A Loja do Avô
Alvará nº40/10
- O que são serviços de Apoio Domiciliário?
O objetivo do apoio domiciliário é proporcionar ao utente a melhor qualidade de vida possível no conforto de sua casa.
Os serviços de apoio domiciliário consistem:
- no acompanhamento e no apoio nas atividades da vida diária a quem se encontra parcial ou totalmente dependente de forma temporária ou definitiva. Este acompanhamento é feito por auxiliares de geriatria ou ajudantes familiares com formação e experiência na área da saúde e geriatria.
- em terapias realizadas no domicílio (fisioterapia, terapia ocupacional e da fala). Estas terapias são realizadas por Terapeutas com formação superior nas respetivas terapias
- serviços de podologia prestados por podologistas com formação.
Veja abaixo os serviços de apoio domiciliário prestados pela Loja do Avô.
- A quem se destinam os serviços de apoio domiciliário de A Loja do Avô
O serviço de apoio domiciliário da Loja do Avô destina-se a pessoas com ou sem patologias temporárias ou crónicas como os exemplos seguintes:
- Acompanhamento para que a pessoa se sinta mais segura
- Recuperação de tratamentos oncológicos, como cirurgias, quimioterapia ou radioterapia
- Recuperação de cirurgias ortopédicas, tais como a fratura do colo do fémur, prótese do joelho, prótese da anca, cirurgia à coluna, entre outras.
- Recuperação Pós alta hospitalar nos casos de queda ou fratura.
- Dificuldades de mobilidade ou acamados.
- Dificuldades cardiovasculares graves como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Enfarte Agudo do Miocárdio, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Embolia Pulmonar e a Hipertensão.
- Diagnósticos de demência como o Alzheimer, demência frontotemporal, demência com corpos de Lewy ou demência vascular.
- Doenças respiratórias tais como, a DPOC, Pneumonia e/ou com necessidade de suporte de ventilação mecânica.
- Doenças neurológicas como o Parkinson, síndromes Parkinsónicos ou com problemas de equilíbrio.
- Como faço para pedir Serviços de Apoio Domiciliário de A Loja do Avô?
- Ligue-nos para o telefone 213 579 040 (chamada para a rede fixa nacional)
- ou para o telemóvel 918 884 980 (chamada para a rede móvel nacional)
- ou envie-nos mail para apoiodomiciliario@alojadoavo.pt
- Serviços de apoio domiciliário da Loja do Avô
Acreditamos que todos nós temos o desejo de poder vir a envelhecer na nossa casa, no nosso ambiente, nas nossas rotinas,
rodeados dos nossos pertences e memórias perto de todos os que mais amamos.
A LOJA DO AVÔ está credenciada pela Segurança Social, I.P. para prestar serviços de apoio domiciliário a seniores através da
licença nº40/10 e ao trabalhar há alguns anos nesta área adquirimos a experiência necessária para prestarmos o melhor serviço.
As nossas Cuidadoras são selecionadas e alocadas criteriosamente a cada cliente, diminuindo assim a rotatividade de pessoal na casa dos nossos Clientes.
A nossa equipa é constituída por pessoas qualificadas, com formação teórica/prática e muito motivadas sendo coordenada e supervisionada por enfermagem.
Sinta-se seguro e fique em sua casa!
Conte connosco para estar consigo desde 1 hora a 24 horas, 365 dias por ano!
Em que consistem os serviços de Apoio Domiciliário da Loja do Avô?
Os serviços de apoio domiciliário consistem no acompanhamento personalizado por parte de um técnico de geriatria (cuidadora) a uma ou mais pessoas com dificuldades em realizar com segurança as suas tarefas da vida diária, promovendo sempre a sua independência.
Os nossos técnicos têm conhecimento e experiência em Geriatria, formação regular sobre todos os temas voltados para as
necessidades dos nossos Clientes e trabalham com todo o cuidado, carinho e profissionalismo, promovendo sempre a independência do utente.
Os nossos serviços podem ser prestados de forma permanente ou pontualmente em horário diurno e/ou noturno, dependendo da
necessidade do utente e/ou dos seus familiares e consistem no acompanhamento nas atividades de vida diárias (veja, por favor, abaixo em que consistem cada um destes serviços):
- Serviços de higiene, isto é, cuidados de higiene pessoal, banho e muda de fralda
- Acompanhamento e controlo da medicação prescrita pelo médico
- Companhia e atividades lúdicas
- Exercícios de mobilidade
- Exercícios prescritos pelo fisioterapeuta, pelo terapeuta ocupacional ou pelo terapeuta da fala
- Apoio na alimentação
- Preparação de refeições
- Aquisição de bens e serviços
- Manutenção da limpeza, desinfeção e arrumação da casa
- Tratamento das roupas do utente
- Acompanhamento em deslocações ao exterior desde passeios, cabeleireiro/barbeiro, consultas, análises, fisioterapia, terapia ocupacional ou da fala ou qualquer outra atividade no exterior
- Cuidados continuados
- Cuidados paliativos
- Vigilância Noturna – os nossos cuidadores descansam no período noturno mas prestam os cuidados necessários a pedido do utente.
- Assistência Noturna – os nossos cuidadores estão em casa do cliente acordados e alertas para o apoio necessário a prestar durante a noite.
Fazemos a avaliação gratuita e sem compromisso do utente no seu domicílio e preparamos um plano de apoio em conjunto com a família.
5. Em que consistem cada um dos serviços prestados pela Loja do Avô
- Serviços de higiene, ou seja, cuidados de higiene pessoal
O serviço de higiene inclui:
- Higiene oral, do corpo, dos cabelos e unhas
- Nos homens fazer a barba
- Banho
- Hidratação completa do corpo,
- Massagens circulatórias sempre que for recomendado
- Vestir ou ajudar a vestir o utente
- Posicionar o utente na cama, cadeirão ou cadeira de rodas
- Fazer a cama,
- No caso da higiene ser feita na casa de banho limpá-la e arrumá-la.
Nos casos de maior dependência, ou se necessário os nossos colaboradores estão aptos a fazer a higiene na cama. Se assim for a nossa cuidadora
faz a cama com roupa lavada.
As nossas cuidadoras deixam o utente bem posicionado e durante a higiene o utente é mobilizado com o objetivo de evitar o aparecimento de escaras.
O serviço de higiene pode ser prestado em separado ou pode estar incluído num pacote de outros serviços, dependendo sempre da necessidade
do utente e dos seus familiares.
- Acompanhamento e controlo da medicação prescrita pelo médico
As nossas cuidadoras podem ajudar na toma da medicação às horas certas de acordo com a prescrição médica. Assim a medicação produzirá mais efeito pois reduz o risco de tomas em duplicado ou de esquecimento.
- Companhia e atividades lúdicas
A conversação e companhia são essenciais para o bem-estar físico e mental da pessoa doente ou convalescente.
As nossas cuidadoras estão preparadas para fazer companhia e estimularem cognitivamente o utente com jogos, livros, fotografias e conversas, sem invadirem a sua privacidade.
- Exercícios de mobilidade
As nossas cuidadoras estão preparadas para apoiarem o utente e promoverem a sua mobilização.
Acompanham e apoiam na utilização de ajudas técnicas ou de produtos de apoio indicados para promover a independência
e a qualidade de vida do utente.
- Exercícios prescritos pelo fisioterapeuta, pelo terapeuta ocupacional ou pelo terapeuta da fala
Sempre que o utente e os seus familiares pretenderem as nossas cuidadoras fazem diariamente os exercícios que o fisioterapeuta,
terapeuta ocupacional ou terapeuta da fala indicar.
Nestes casos os terapeutas explicam o plano de tratamento e os exercícios a fazer.
- Apoio na alimentação
As nossas cuidadoras podem apoiar o utente durante as refeições promovendo sempre que possível a sua autonomia.
No caso de pessoas com sonda naso-gástrica ou outro meio invasivo (Ex: PEG) os nossos técnicos de geriatria estão preparados
para garantir a administração da dieta prescrita.
- Preparação de refeições
As nossas cuidadoras podem preparar refeições simples para o utente.
- Aquisição de bens e serviços
Caso seja necessário as nossas cuidadoras podem adquirir bens, pagar serviços, prestando sempre contas ao utente ou a quem nos indicarem que devem ser prestadas.
- Manutenção da limpeza e arrumação da casa
As nossas cuidadoras estão preparadas para fazerem pequenas limpezas de manutenção e de arrumação da casa, tendo sempre o utente como prioridade.
- Tratamento das roupas do utente
As nossas cuidadoras estão preparadas para tratarem da roupa do utente, podendo lavá-la, secá-la, passá-la a ferro se necessário e no final arrumá-la.
- Acompanhamento em deslocações ao exterior desde passeios, cabeleireiro ou barbeiro consultas, análises, fisioterapia,terapia ocupacional ou da fala ou qualquer outra atividade no exterior
As nossas cuidadoras podem acompanhar o utente a qualquer atividade no exterior como por exemplo passeios, cabeleireiro ou barbeiro, consultas médicas ou outras, análises, fisioterapia, terapia ocupacional ou da fala ou qualquer outra atividade.
- Cuidados continuados
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS) os cuidados continuados são os cuidados de convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência.
Os serviços de cuidados continuados visam a recuperação global, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente,
através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.
Os destinatários dos cuidados continuados são todos os cidadãos que deles necessitem, nomeadamente:
- Pessoas de todas as idades com dependência funcional;
- Pessoas com doença crónica;
- Pessoas com doença incurável em estado avançado e em fase final de vida.
- Cuidados paliativos
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define cuidados paliativos como os cuidados que visam melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias, que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e/ou grave e com prognóstico limitado, através da prevenção e alívio do sofrimento, com recurso à identificação precoce e tratamento rigoroso dos problemas não só físicos, nomeadamente a dor, mas também dos psicológicos, sociais e espirituais.
Estes cuidados incluem o apoio emocional à família e têm como objetivo reduzir o impacto das repercussões negativas da doença sobre o bem-estar geral do doente e da sua família.
As nossas cuidadoras estão preparadas para prestar este apoio ao utente de uma forma respeitável e digna tendo sempre em conta a pessoa que o utente é.
- Vigilância Noturna – os nossos cuidadores descansam no período noturno mas prestam os cuidados necessários a pedido do utente.
- Assistência Noturna – os nossos cuidadores estão em casa do cliente acordados e alertas para o apoio necessário a prestar durante a noite.
6. Como é feito o processo de seleção dos cuidadores da Loja do Avô?
- Seleção com base na análise curricular
- Seleção com base em entrevista
- Seleção com base em testes orais e escritos com situações de natureza técnica e do dia a dia de um cuidador
- Seleção com base nas referências
- Seleção com base na documentação apresentada (situação legal, registo criminal, relatório clinico, entre outros)
Confie na Loja do Avô e nos seus profissionais e permita que o seu familiar ou amigo viva a vida com a qualidade devida.
TESTEMUNHOS
O que os nossos clientes dizem de nós.
Protocolos
Desconto de 10% na primeira mensalidade do serviço de apoio domiciliário
